Condensação ou Infiltração de água nos faróis e lanternas?

Você já se deparou alguma vez com os faróis ou lanternas do seu carro parecendo que está infiltrando água?

Então, vamos te contar que pode não ser uma infiltração de água. Pode ser um fenômeno físico  que se chama condensação de água. Que acontece quando a região interna dos faróis  e lanternas adquire maior umidade em decorrência da elevação de umidade do ambiente (chuva por exemplo) e em seguida, ocorre uma queda brusca de temperatura interna (desligamento dos faróis) condensando suas lentes. Isso porque o vapor d’água suspenso no ar entra em contato com uma superfície fria.

Se mesmo assim você não acredita, observa o para-brisa em dias frios e/ou úmidos. (situação semelhante).

Outro exemplo semelhante é quando você está de óculos dentro do carro com o ar condicionado ligado e sai do carro em dias muito quentes, as lentes dos óculos ficam embaçadas.

Diante dessa situação você pode trazer veículo até a nossa concessionária ou fazer um procedimento bem simples que vamos te mostrar agora:

  • Com o veículo parado e o motor ligado, efetuar o acendimento das luzes de posição, faróis baixos, faróis de neblina e faróis altos, por aproximadamente 20 minutos. Se persistir, efetuar o procedimento seguinte;
  • Trafegar com o Veículo, em velocidade de 70 a 90km/h, por aproximadamente 7km em pista seca, sem chuva e temperatura ambiente acima de 5ºC. As Luzes de posição, faróis baixos, de neblina e altos devem estar acesos.

Caso a condensação não desaparecer, traga o veículo para análise dos nossos especialistas. Agende um visita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *